top of page

Entrevista: Conhecendo o mundo numa Kombi

  • Foto do escritor: querviajar
    querviajar
  • 26 de nov. de 2018
  • 3 min de leitura

Hoje temos uma entrevista especial com a Roana e o Diego, um casal super simpático de Blumenau que decidiu mudar de vida, na companhia do seu cachorrinho Zed, e conhecer o mundo com uma Kombi, apelidada de Janis.


QV – Como era a vida de vocês antes de decidirem viajar o mundo com a Janis?

RD - Eu Roana sou formada em gastronomia e trabalhava com encomendas de doces, também trabalhei muitos anos em restaurantes e dava aulas de gastronomia no Senac, já o Diego é formado em engenharia de produção, mas trabalhava como representante. Tínhamos uma vida normal, trabalhávamos o dia todo, mais a rotina da casa, sempre a mesma coisa.


QV – O que levou vocês a escolherem viajar numa Kombi e largar tudo? Como surgiu a ideia?

RD - O Diego sempre falava muito disso, trabalhava de representante e viajava bastante. Como somos jovens, estamos quase 10 anos juntos e já morávamos sozinhos, era a fase de casar e ter filhos, mas a gente não se encaixava naquele momento. A rotina era horrível e um dia nos perguntamos se a vida era só trabalhar e pagar coisas. Conversando decidimos que íamos mudar, e aí escolhemos a Kombi como veículo porque cabia no nosso bolso à reforma dela.


QV - Como foram os primeiros passos para adquirir a Kombi e montá-la?

RD - Buscamos ela pela OLX, a prioridade era que o motor estivesse melhor do que a chapa. Encontramos uma em Pomerode, cidade vizinha a Blumenau, fomos ver ela e gostamos, no dia seguinte já era nossa, pagamos R$ 5.000 nela e R$ 500,00 para regularizar a documentação no nosso nome. Estava bem feinha, sabíamos que levaria tempo juntar a grana para reformar, então planejamos 11 meses para a reforma e preparação da viagem.


QV - Desde quando estão viajando?

RD – Saímos em 09 de janeiro de 2017, vamos fazer dois anos de estrada.


QV - Como funciona o roteiro de vocês?

RD – A gente sabe os países que queremos passar e vamos seguindo uma sequência. Um pouco antes de entrar no novo país, vamos pesquisando lugares que queremos conhecer e fazemos a nossa rota. Mas não tem muita regra, nem tempo, se aparecer novos destinos, incluímos, se gostamos e conseguimos trabalhar ficamos vários dias ou até meses.


QV - Para quais lugares vocês já foram?

RD – Passamos por Uruguai, Argentina até o Ushuaia, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica e subindo até chegar no Alaska. Fizemos também todo o Sul do Brasil e a intenção é finalizar a viagem fazendo do Norte até a nossa casa em Blumenau.


QV – Como vocês fazem para se manterem nos países? Vocês trabalham?

RD – Desde que saímos vendemos brownies, depois caipirinha e agora artesanatos. Mas fazemos o que aparecer para ganhar dinheiro e seguir viagem.

ree

Diego, Roana e Zed na Costa Rica



QV - Qual a maior dificuldade que já encontraram?

RD – A burocracia e leis de cada país as vezes complica um pouco, nos sentimos meio vulneráveis e eles acabam aproveitando para aplicar multas e mostrarem sua superioridade. A maior dificuldade foi em uma situação do Panamá, onde aplicaram uma multa absurda por não aparecer o nome do Diego no seguro do carro, sendo assim ele não poderia dirigir.


QV - Já tem o próximo destino decidido?

RD – Estamos nas últimas cidades da Costa Rica, preparados para entrar na Nicarágua, Honduras e El Salvador. Por serem países pequenos, vamos conhecer o que tiver que conhecer e seguir um pouco mais rápido. Depois chegamos à Guatemala e já desaceleramos um pouco.

ree

Diego, Roana e Zed no cartão Postal da Colômbia, a Pedra El Peñol



Eles postam todos os caminhos percorridos e suas experiências nas redes sociais, então não deixem de seguir.


Instagram:@nossakombieumaviagem

 
 
 

Comments


 2018 - Jornalismo Digital

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram

Criadoras: Ariane Amorim e Carolina Freitas. 

Sobre:

 Estudantes de jornalismo e como boas sagitarianas amam explorar, conhecer e VIAJAR! Nesse blog vocês verão o resultado da nossa curiosidade, da nossa paixão e vontade de compartilhar informações. 

bottom of page